Kit Iniciante Airsoft - dicas e regras para quem está começando no game

07/05/2021 09:02:00

A prática esportiva do airsoft tem crescido consideravelmente no Brasil, por ser uma opção diferente de lazer e por possuir uma disciplina própria, com práticas de segurança bem definidas. Existem regras airsoft para deixar as partidas mais seguras e organizadas, e você encontrará as principais aqui, juntamente com algumas dicas airsoft. Nesta leitura, você também saberá qual é o kit iniciante airsoft e encontrará curiosidades.

 

O que é airsoft? 


Muitas pessoas ainda têm dúvidas quando se trata do jogo e dos conceitos de airsoft, por isso, fizemos este guia de airsoft para iniciantes que desejam conhecer mais sobre o esporte.

Essa prática começou a ser desenvolvida no Japão, entre 1970 e 1980. Nada mais é do que um jogo de simulação militar, pois o esporte tenta e aproximar o máximo possível das reais operações militares e policiais.

Os jogadores, ou players, utilizam armas que são réplicas de armas reais, só que de pressão, e claro, sem o caráter mortal. As práticas da atividade tentam encenar as atividades militares verdadeiras, mas com toda segurança possível.

Uma partida pode ser praticada ao ar livre ou em close-quarters combat (CQB), que em português significa combate em ambientes confinados. Pode haver uma variedade no número de jogadores, sendo possível criar uma disputa tanto com dois grupos pequenos, quanto com grupos de mais de 1500 participantes, como é o que acontece no Border Wars, o maior evento de airsoft já registrado.

A munição das armas de airsoft são chamadas de Ball Bearings, ou BBs, e são projéteis de plástico com aproximadamente 6mm de diâmetro. A honestidade é um pilar bastante prezado na prática do esporte, um exemplo que expressa essa ideia, é que quando um jogador é atingido, é preciso que o player seja honesto e sinalize para os companheiros e adversários que foi alvejado, pois as balas não soltam nenhuma tinta.

Existem algumas posições que os jogadores ficam na disputa de Airsoft, são as principais:

  • Líder de equipe ou comandante de facção;
  • Soldado de assalto (indicada para os iniciantes no esporte);
  • Sniper ou franco-atirador;
  • Grupo de apoio ou artilheiro de apoio;

Exemplos de classes utilizadas são:

  • Assault: para os jogadores que atuam na linha de frente
  • Atirador designado (DMR): eficaz para supressão a distância;
  • Suporte: também usada para supressão;
  • Sniper: eliminar o alvo à distância de forma mais escondida

Já alguns tipos de missões disputadas no airsoft são:

Mata-mata 

Nessa disputa, o time vencedor será o que conseguir atingir todos os participantes do time adversário mais rápido.

Captura da bandeira 

Essa disputa dá a vitória ao time que primeiro capturar a bandeira do time adversário e conseguir trazer ela para seu território, passando por cima da defesa e dos obstáculos.

VIP

Essa missão utiliza-se de um personagem VIP, ou um civil, que deve ser protegido por um time. Se o VIP for sequestrado ou eliminado, a equipe que deveria protegê-lo perde, e vice-versa.

Quais as principais regras de airsoft? 

No jogo de airsoft, cada jogador possui uma função e equipamentos próprios e, para manter a organização e linearidade do esporte, existem regras a serem seguidas. Assim, as regras podem variar a depender do tipo de jogo ou evento.

Entretanto, certas normas são utilizadas com frequência, como:

  • Os jogadores não devem atirar à queima-roupa por motivos de segurança de todos os participantes, visto que quanto mais próxima a arma estiver do atingido, a pressão – e consequentemente os ferimentos - são maiores;
  • É proibido que se dê tiro cego (quando o participante atira sem mirar);
  • Jamais remover em jogo os oculos;
  • Jamais remover a ponteira laranja ou vermelha do armamento airsoft.

A Safe Zone é uma parte do campo de airsoft que fica mais afastada e com pouco movimento, servindo como zona salva onde não pode ocorrer jogo nem tiros. 

Quais as principais regras de airsoft? 

  • Uma dica de prática de segurança é ficar com o dedo fora do gatilho durante o encaminhar da partida, só passando a engatilhar quando realmente tiver certeza que vai atirar, a fim de evitar que se dispare sem querer;
  • É essencial usar uma case adequada quando for transportar sua arma;
  • Retire a bateria ou o gás que faz a arma funcionar quando não estiver jogando;
  • Não ande com a arma airsoft em vista em ambientes públicos, para não assustar as pessoas, já que elas não sabem que não é uma arma de verdade;
  • Caso queira comprar ou alugar uma arma, saiba que quanto mais pesada a BB (Ball Bearings), maior vai ser a precisão dela em longas distâncias;

Qual o kit iniciante de airsoft?

  • Para os iniciantes que desejam comprar ou alugar uma arma própria, a mais indicada é a AEG (Airsoft Eletric Gun), por ser bastante versátil e fácil de se adaptar tanto em ambientes fechados quanto abertos;
  • Os itens de proteção também são essenciais, alguns campos de airsoft vendem produtos específicos para o esporte, como é o caso da empresa Fairsoft;
  • Óculos de proteção são de extrema importância para evitar que uma munição acerte lugares sensíveis, como os olhos;
  • As máscaras também auxiliam na diminuição dos machucados na região do rosto;
  • As luvas servem para proteger locais mais sensíveis da mão;
  • Um dos kits mais comuns é a junção de: AEG + Bateria + Carregador + Capa + BBs + Óculos + Máscara + Luva.

Onde encontrar um kit iniciante airsoft de qualidade? 

A Fairsoft é uma empresa que trabalha na produção de produtos de proteção e segurança para miras holográficas. É a opção ideal para você que procura um produto airsoft de alto padrão, seguro e funcional.

A empresa foi fundada em 2018, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, e tem como objetivo promover soluções arrojadas ao player de airsoft, com o objetivo de elevar sua experiência com o esporte ao mais alto nível. Em 2019, a marca já era referência em proteção e segurança para miras holográficas no mercado nacional e, hoje, só vem crescendo e se especializando cada vez mais.

Alguns produtos disponíveis são: protetores, vestuários, suprimentos, acessórios táticos. Além disso, a Fairsoft oferece categoria premium, visão 360 graus e segurança de que o produto é submetido a um rigoroso teste de qualidade para dar total confiança ao comprador. Para mais informações, acesse o link para o site e cadastre seu e-mail, receba ofertas exclusivas e compre seu kit iniciante airsoft.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: